A gestação é um momento muito especial na vida de uma mulher. As grávidas de hoje são mulheres ativas, que trabalham e que desejam estar bonitas, saudáveis, bem-informadas e preparadas para os períodos pré e pós-parto.
A fisioterapia, quando liberada pelo obstetra, pode trazer muitos benefícios. Em cada trimestre trabalha-se de acordo com as mudanças que ocorrem no corpo da gestante. São feitos exercícios que visam trabalhar resistência, flexibilidade, força e equilíbrio, mas tudo num limite seguro para a saúde da mãe e do bebê. São feitos exercícios para braços, pernas, tronco, assoalho pélvico e respiração. Trabalha-se no solo, com auxílio de faixas, bolas e outros materiais.
O objetivo é manter a gestante saudável e melhor preparada, evitando desconfortos, como lombalgia, síndrome do túnel do carpo, ciatalgia, ganho exagerado de peso, etc. Nos casos de edema (inchaço), a drenagem linfática manual alivia muito, principalmente no terceiro trimestre.
As gestantes que fazem acompanhamento pré-natal ficam muito mais bem-preparadas para o parto, passando por esse momento de forma mais tranquila. Os exercícios e orientações pós-parto também são muito úteis, pois auxiliam a gestante na amamentação e na volta à boa forma.